O tênis de mesa feminino vem crescendo cada vez mais em todos os cantos do mundo. As atletas do sexo feminino avançam num processo que prova que a cada ano que passa, o tênis de mesa feminino não perde em nada para o masculino.
Muito pelo contrário, eles se equivalem em todos os aspectos, desde habilidades, agilidade e raciocínio.
O cenário mundial é gerenciado e organizado pela ITTF (International Table Tennis Federation), é uma federação que organiza campeonatos, supervisiona regras e regulamentos e qualifica as jogadoras profissionais em um ranking mundial.
Todas as partidas e torneios reconhecidos pela federação, são considerados para adicionar ou subtrair pontos aos atletas.
Ranking
As dez melhores jogadoras de tênis de mesa segundo os dados do ranking 2018 da ITTF são:
1- Zhu Yuling (China)

A china de nascida em 10 de janeiro de 1995 e joga desde os 5 anos de idade. Logo aos 15 anos ela já entrou para a seleção nacional.
Destra e de empunhadura clássica, ela chegou ao topo do ranking em 2017 após vencer Liu Shiwen na Copa do Mundo Feminina ITTF em Markham, Ontário.
2- Liu Shiwen (China)

Nascida em 12 de abril de 1991, Liu é 4 vezes campeã da Copa da Asia e chegou a ser TOP1 do mundo por 9 meses consecutivos em 2010.
Shiwen usa a raquete na mão direita e com a empunhadura clássica. Do início de 2012 ao final de 2015 ela alternou APENAS entre o primeiro e o segundo lugar no ranking mundial. Em 2018 ela começou o ano na #24 posição e hoje ocupa o #2 lugar. Uma excelente temporada esse ano para a atleta chinesa.
3- Chen Meng (China)

Chinesa, nascida em Shandong, Qingdao no dia 15 de janeiro de 1994 foi campeão Júnior do Campeonato Mundial de Tênis em junho de 2011 logo aos 17 anos.
Dona de uma poderosa mão direita com empunhadura clássica, Chen começou 2018 na primeira posição do ranking mas perdeu posições e hoje está no #3 lugar.
4- Kazumi Ishikawa (Japão)

Kazumi é japonesa e nascida em Yamaguchi. Hoje na #4 posição do ranking ela é uma das poucas jogadoras canhotas com empunhadura clássica na atualidade.
Com inúmeras medalhas internacionais em seu nome, ela vem de uma família de jogadores de tênis de mesa. Muitos já fizeram parte e jogaram em várias competições de prestígio ao redor do mundo.
5- Wang Manyu (China)

Nascida em 9 de fevereiro de 1999, Manyu impressiona pela pouca idade (19 anos).
A jogadora destra com empunhadura clássica começou o ano de 2018 muito bem vencendo a até então #1 do mundo Chen Meng nas quartas de finais do Aberto da Hungria.
Considerada uma promessa do tênis de mesa feminino na China, Wang segue surpreendendo a todos com excelentes resultados.
6 - 10
A renomada chinesa Ding Ning chegou a ser TOP1 do ranking em 2017 e hoje ocupa a #6 posição com sua poderosa mão esquerda de empunhadura clássica.
Na #7 posição hoje temos Mima Ito do Japão que manteve sua posição do ano passado.
Em seguida na #8 posição temos a taiwanesa CHENG I-Ching, seguida pela japonesa Miu Hirano na #9 e a chinesa Chen Xingtong fecha o ranking na #10 posição.
Tênis de Mesa Feminino Brasil
O tênis de mesa feminino no Brasil também está muito bem representado. A melhor brasileira no Ranking mundial da ITTF ocupa a posição #70.

Bruna Takahashi é muito jovem, possui apenas 19 anos e já é considerada um fenômeno do esporte, tendo um futuro brilhante pela frente.
Leia mais sobre a Bruna aqui.
Outra atleta brasileira que merece destaque é Maira Ranzeiro, a jogadora de 30 anos é a primeira mulher negra a ser campeã brasileira de tênis de mesa, sendo bicampeã latino-americana e terminou o ano passado no topo do ranking.