Tênis de Mesa: Benefícios

O esporte tênis de mesa vem crescendo cada vez mais, seja nas escolas e áreas de lazer de condomínios, ou até mesmo se tratando do setor profissional. Além de ser um jeito divertido de passar um tempo com os amigos e familiares, o tênis de mesa também proporciona maravilhosos benefícios a saúde.

Esse esporte estimula uma ligação entre a mente e o corpo, atividades aeróbicas e principalmente uma enorme interação social entre os atletas praticantes.

E diferente de muitos outros esportes ou atividades físicas, o tênis de mesa apresenta um risco geral de lesão muito abaixo da média.

Praticando esse esporte você melhora a coordenação motora, evoluindo assim sua agilidade mental e melhorando a concentração de um modo geral. Pois se tratar de um esporte rápido e que utiliza um pequeno espaço físico, os movimentos musculares finos e grossos também são aprimorados.

Pessoas que passaram por um procedimento cirúrgico no joelho por exemplo, ou possuem algum tipo de complicação nas costas, podem iniciar a prática do tênis de mesa, pois se trata de um esporte “simples” nas articulações.

Jovens jogando tênis de mesa

Até para aquelas pessoas que estão acima do peso e odeiam frequentar academia ou qualquer outro tipo de atividade física, o tênis de mesa pode ajudar e muito nessa função. Pois é uma atividade divertida e que queima bastante caloria durante sua prática.

Estudos feitos por renomados médicos especialistas, apontam que o tênis de mesa pode ser considerado um dos melhores esportes “cerebrais”, ou seja, aqueles que lhe auxiliam no desenvolvimento do cérebro e suas funções. Esse esporte é muito aeróbico, utilizando simultaneamente os membros inferiores e superiores do corpo e melhorando a sua coordenação e reflexos.

Enquanto o jogador precisa se preocupar em acompanhar a pequena bolinha, ele precisa também planejar sua próxima jogada e criar estratégias a cada lance.

O esporte também reativa muitas áreas do cérebro de uma só vez, estimulando o nível geral de consciência de cada atleta, por isso a Fundação Educacional de Educação e Arte criou um programa de terapia desenvolvido para idosos que possuem a doença de Alzheimer ainda em estágio inicial, além de ajudar de várias maneiras algumas formas de demência.

Criança jogando Ping Pong

Um bom jogador de tênis de mesa, primeiramente precisa ter um equilíbrio muito adequado. Isto é fundamental para ser capaz de mudar rapidamente de direção sem perder a noção de espaço e tempo.

Ainda auxilia e muito a fortalecer os músculos, desenvolver certa rapidez e velocidade sem correr grande risco de se lesionar gravemente, pois se trata de um esporte sem contato físico, permitindo a qualquer um praticar dentro de sua própria capacidade e limitação e de forma competitiva.

O tênis de mesa pode ser praticado por todos os gêneros e idade. Independentemente de você ser mulher ou homem, criança ou idoso, todos podem participar desse magnifico esporte. Além disso, é muito fácil montar ou improvisar uma mesa de ping pong, podendo ser praticado no clube, em casa, no parque ou no salão de jogos do condomínio. O tênis de mesa ainda ajuda a aumentar o córtex (aquela parte do nosso cérebro que vai encolhendo com o passar do tempo), diminui o stress, a ansiedade e o nível de depressão.

Ou seja, você esta esperando o que para começar a jogar?!

Deixe um comentário