Tênis de Mesa: Qual raquete de Ping Pong comprar?

Querendo melhorar seu jogo ou está em busca de um presente legal para alguém? Deixa com a gente!

Você provavelmente já percebeu que existem milhares de opções de raquete de tênis de mesa, certo?

mulher confusa

Fique tranquilo que hoje apresentaremos um Guia Completo que o ajudará nessa missão. Discutiremos todos os detalhes. Os prós e os contras de todos os tipos de raquetes de ping pong que você possa imaginar

Não é necessário ser um expert para escolher a sua. Vamos te mostrar os detalhes e os benefícios de cada uma e você usará todo esse conhecimento para então decidir qual raquete melhor atenderá suas necessidades.

Vamos lá:

Estilo de Jogo e nível de habilidade:

Antes de tudo é preciso determinar qual tipo de jogador vai usar a raquete. Em caso de iniciantes, o ideal seria uma que fosse versátil, que possa ser usada em qualquer tipo de jogo.

Existem as raquetes feitas para jogadores ofensivos e existem também as que se adequam melhor a um estilo de jogo defensivo.

De pouco adiantaria um jogador inexperiente usar uma raquete que seja feita para um tipo específico de jogador e jogadas.

A maioria das fabricantes de raquete usam um sistema de ranking numa escala de 1 estrela a 5 estrelas, sendo a 5 estrelas as de melhor qualidade e indicadas para mesatenistas que procuram evoluir seu jogo

Fora isso, todas as raquetes tem 3 itens que são analisados e recebem uma pontuação que vai de 0-10 ou 0-100. São eles: Potência, Controle e Efeito.

Potência

Aqui é analisado o quão dura é a superfície que bate na bola de ping pong. Quanto mais rígida a parte de borracha, menos impacto ela absorverá. Uma nota 8 ou 9 nesse atributo faz com que ela seja vista como uma raquete de ataque.

Jogadores mais ofensivos acabam optando por esse tipo pelo seu alto poder nas rebatidas. Porém elas vem com a desvantagem de terem menos controle nas jogadas.

Controle

Esse é um item que avançou bastante tecnologicamente nos últimos anos. A grosso modo, o controle está diretamente relacionado a qualidade e a expessura da borracha.

A raquete para tênis de mesa com camadas mais grossas de espuma e borracha entregam mais constrole ao seu jogador. A bola fica em contato com a superfície por mais tempo dando assim melhor uma resposta mais fiél a batida do jogador.

Raquetes com mais controle terão seus pinos de borracha apontados para fora. Entregando menos potência e menos efeito, elas são mais populares entre os jogadores defensivos.

Efeito

Por último temos o efeito, o componente mais capcioso deles. Quem domina essa arte é capaz de fazer jogadas mais “charmosas” e que todos nós gostamos de assistir.

As raquetes mais focadas em efeito tem os pinos da borracha virados para a parte de dentro da lâmina, entregando assim uma superfície mais suave, propícia para tal jogada.

Geralmente são leves e a maioria dos jogadores busca uma raquete onde ele possa usar do efeito quando necessário

Empunhadura ou "Pegada"

Nessa parte nós discutiremos as formas mais usadas pelos jogadores para segurarem suas raquetes. Temos a empunhadura Clássica, e a Caneta:

Clássica

Aqui o jogador segura a raquete como se estivesse dando um aperto de mãos.

É muito usada por iniciantes pela sua facilidade no aprendizado e promove também um potente backhand por facilitar que o jogador utilize também a parte de trás da raquete para bater na bola.

Mão segurando raquete

Caneta

Muito comum nos páises asiáticos, o nome dessa empunhadura vem da semelhança da forma como segura-se uma caneta.

Nesse modo a cabeça da raquete é segurada apontando para o chão. Geralmente os que optam por esse método usam apenas a parte da frente da raquete para bater na bola e seu cabo tende a ser menor do que as usadas para a empunhadura Clássica.

Raquete de Ping Pong Profissional

Hoje no mercado a grande maioria de raquetes de ping pong são as conhecidas como “Profissional”. Elas não precisam seguir uma padronização em formato, tamanho e nem peso.

As únicas exigências da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa)é que elas tenham 85% do seu corpo em madeira e que a superfície que atinge a bola deve ser de um dos tipos abaixo:

borracha com pinos para fora
Borracha Pinos para fora (máx 2mm):
borracha sanduiche
Borracha Sanduíche (máx 4mm):

Essa camada de borracha não pode ultrapassar os limites da lâmina de madeira e também não deve deixá-la exposta a ponto que ela toque diretamente a bola.

Cores da Borracha

As raquetes devem ter a borracha de um lado na cor preta e do outro lado na cor vermelha, tendo ambos os lados com suas cores foscas.

Raquete de Tênis de Mesa Butterfly

Desde 1950 a marca japonesa Butterfly tem sido uma das marcas pioneiras no esporte. As raquetes de ping pong Butterfly são sinônimas de qualidade e alta performance.

Eles tem uma extensa linha de produtos, com lâminas toda em madeira, e também com folhas de fibra de carbono para flexibilidade e leveza. Fabricam sua própria borracha, garantindo assim a construção de 100% da raquete.

São usadas por muitos profissionais no Brasil e ao redor do globo mas todo jogador é diferente. Uma muito popular é a butterfly profissional 5 estrelas.

Por esse motivo listamos abaixo algumas das nossas recomendações:

Raquete de Ping Pong Artengo

A Artengo é uma marca mais nova, criada em 2006 na França e faz parte do grupo Decathlon.

Atuando em vários segmentos como tênis, squash, badminton e também no Tênis de Mesa.

As raquetes de tênis de mesa da Artengo são divididas em 2 grupos:

Uso externo (Outdoor)

Desenvolvidas para aguentarem as condições clímaticas, as raquetes Artengo Outdoor são resistentes ao sol e a chuva pois são feitas com materiais plásticos resistentes.

São raquetes feitas mais designadas para o lazer e recreação e não para aqueles que buscam avançar seriamente no jogo. Ideal para pessoas de qualquer idade e o maior benefício é que você não precisa se preocupar tanto com a manutenção da raquete.

Uso interno (Indoor)

As raquetes Artengo Indoor foram planejadas para aqueles jogadores que buscam melhorar suas habilidades no Tênis de Mesa.

Jogadores que praticam seriamente e que até pensem em participar de torneios. Elas são classificadas de 2 a 6, conforme o número vai crescendo, mais potência e efeito a raquete entrega.

Raquete Tênis de Mesa DHS

A DHS (Double Happiness Sports) é uma empresa Chinesa e com muita tradição no esporte. Nas Olimpíadas do Rio eles que forneceram todas as bolas para a competição.

Marca ganhou fama mundialmente também pelo fato de que Ma Long (um dos melhores nomes do esporte) é patrocinado por eles, e usa sua raquete de ping pong DHS 5002 nos torneios que participa.

Ma Long jogando
Ma Long

Recomendação TopSpinBr:

Raquete de Ping Pong Speedo

A Speedo é uma marca nacional, que começou suas atividades no final dos anos 70.

Com certa tradição no esporte, a raquete de tênis de mesa Speedo vem em vários modelos e para todos os níveis de jogador.

Fabricadas em diferentes tipos de empunhadura, lâmina e borracha fazem com que independentemente da habilidade do atleta, uma delas se encaixará perfeitamente ao seu estilo de jogo. As mais famosa são:

Outburst: Aprovada pela ITTF, essa é uma raquete usada para competição com foco na velocidade e com suas borrachas lisas.

IceBreaker: Essa é uma raquete com as borrachas mais macias, feitas para maior controle das jogadas.

Recomendação TopSpinBr:

Raquetes de Ping Pong Yashima

Por estarem há muitos anos no mercado, e por produzirem uma extensa linha de produtos para o nosso esporte, essa é outra marca muito conhecida entre os mesatenistas do Brasil.

As raquetes de tênis de mesa Yashima são feitas para toda a gama de jogadores.

A mais recomendada para os iniciantes seria a Yashima XX3, já para os mais avançados e para competições nossa recomendação seria a Yashima XR3000

Conclusão

Vímos que a grande maioria das raquetes feitas hoje pelas grandes marcas já vem com todas as especificações oficias que são exigidas pela ITTF ou pela CBTM.

Com uma boa mesa de ping pong, basta escolher a que você acredita que mais se adeque ao seu estilo e nível de jogo e se divertir!

Bom jogo!

Deixe um comentário