Hoje falaremos um pouco sobre os principais e quem é o melhor jogador de tênis de mesa do Brasil.
Essa história é muito rica e somos fortunados de contar com vários atletas de qualidade no nosso esporte.
Vamos lá:
Conteúdo
Masculino
Começaremos falando sobre o atleta com mais premiado da história do nosso Tênis de Mesa.
Hugo Hoyama:
Hugo Hoyama é o maior jogador de tênis de mesa da história do esporte no Brasil. É uma afirmação que não se discute e nem se contesta em lugar nenhum de nosso querido país. Hugo é neto de japoneses e seus avós vieram para o Brasil pois passavam por uma situação muito difícil no Japão e buscavam uma condição de vida melhor em algum outro continente.

Hoyama nasceu em São Bernardo, no ABC paulista, em 9 de maio de 1969. Apesar da forte influência familiar para treinar e praticar artes marciais, Hugo preferia esportes como basquete, vôlei e futebol.
Começou como uma brincadeira, e aos sete anos de idade começou a jogar tênis de mesa na escola japonesa União Cultural Nipo-Brasileira. Se interessou pelo jogo e logo depois já estava treinando em um clube de tênis de mesa mantido pela prefeitura de São Bernardo com o treinador Maurício Kobayashi, um dos mais conhecidos e respeitados professor de tênis de mesa no país.
Hugo Hoyama conquistou muitos prêmios e medalhas ao longo de sua carreira como jogador. Citaremos aqui algumas das principais competições e os títulos mais relevantes:
Participações nas Olímpiadas de 2012 em Londres, 2008 em Pequim, 2004 em Atenas, 2000 em Sidney, 1996 em Atlanta e 1992 em Barcelona.
Participações nos Jogos Pan-americanos de 2011 em Guadalajara, 2007 no Rio de Janeiro, 2003 em Santo Domingo, 1999 em Winnipeg, 1995 em Mar del Plata, 1991 em Havana e 1987 em Indianápolis.
Hexacampeão Latino-americano em: 1988, 1992, 1994, 1996, 2000 e 2004.
Além de dezoitos Campeonatos Mundiais e quinze medalhas em Jogos Pan-americanos.
Claudio Kano:
Não podemos deixar de falar de um cara considerado por muitos (obviamente para nós da TopSpin Brasil também) como um dos maiores jogadores de tênis de mesa do Brasil.

Claudio Kano é grande responsável e deixou um legado muito importante para o tênis de mesa do Brasil.
Dono de uma venenosa canhotinha de empunhadura caneta, Kano é considerado uma das maiores influências no nosso esporte até hoje. Claudio reinou numa época onde o tênis de mesa ainda não tinha patrocínios, não havia ajuda nenhuma para o esporte a não ser dos pais, amigos, e entusiastas do esporte.
Claudio foi a ponte entre o amadorismo e o profissionalismo. Seu legado após a sua morte foi o que trouxe atenção para o nosso esporte. Muitos começaram a contar suas medalhas e as de Hoyama e acabaram projetando que o Brasil poderia ter um futuro brilhante no tênis de mesa.
“Ele deixou para o Tênis de Mesa, mostrou para o brasileiro que é possível chegar lá. Porque ele não teve recurso quase nenhum” Conta o técnico renomado Mauricio Kobayashi que relembra também que Kano durante muito tempo foi sinônimo do tênis de mesa no país.
Claudio fez tanto sucesso que o brasileiro percebeu a diferença entre tênis de mesa e ping pong. Aumentando o intercâmbio e o conhecimento ele fez crescer a informação e o nível técnico da modalidade no Brasil.
Cláudio Kano é detentor dos melhores resultados em Eventos Mundiais de Adultos: sexto colocado na Copa do Mundo Individual em Macau em 1987 e sexto colocado na Copa do Mundo Individual no Quênia em 1989.
Com 20 títulos, é o maior campeão Sul Americano, e também o maior campeão Latino americano: com 9 medalhas de ouro.
Kano infelizmente nos deixou no dia 1º de julho de 1996, após um acidente de moto, dias antes de embarcar para os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. Será sempre lembrado pelos familiares, amigos e fãs (nós da TopSpin Brasil), como um dos melhores mesa-tenistas brasileiros.
Hugo Calderano:
Esse é um jogador mais novo mas muito promissor, faz parte dos novos atletas brasileiros do tênis de mesa. Carioca de 1996 começou no esporte aos 8 anos e foi para São Caetano do Sul treinar logo aos 14.
Já em 2013, Hugo foi o mais jovem mesatenista a vencer uma etapa do Circuito mundial da ITTF e o primeiro a vencer no mesmo ano etapas do Circuito Mundial Juvenil e Adulto.

Em 2017 Calderano foi campeão individual e de duplas no Aberto do Brasil, prata de duplas no Aberto da Hungria e bronze no individual e em duplas no Aberto da República Tcheca.
Já em 2018 ele é detentor da medalha de prata no Aberto do Qatar e bronze no Aberto da Hungria (competições individuais)
Hoje em dia o esporte no Brasil é muito bem representado por Hugo Calderano, que ocupa atualmente a décima posição no ranking mundial. O jovem mesatenista tem 22 anos e é o atual campeão pan-americano, além de ser tricampeão latino-americano.
Feminino
A história das atletas femininas do tênis de mesa brasileiro ainda não foi tão vencedora, mas hoje já temos meninas prodígio também!
Separamos algumas para vocês:
Bruna Takahashi:
Bruna Yumi Takahashi é natural de São Bernado do Campo e nasceu em 2000. Começou cedo brincando no clube japonês ACREPA no bairro onde morava e logo pegou gosto pela modalidade.
Aprofundou sua técnica e conhecimento com a experiente Monica Doti e então partiu para São Caetano do Sul para treinar com a seleção olímpica.

Bruna foi descoberta pela CBTM em 2011 e já em 2013 chegou às quartas de final do Mundial Sub-15.
Venceu o Aberto do Chile em Santiago em 2015 no torneio de duplas ao lado de Letícia Nakada, e levou o ouro individual Sub-21 na mesma competição.
Takahashi representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio em 2016 e terminou o ano de 2017 na segunda posição do ranking de atletas femininas da América Latina.
Hoje ela é a melhor atleta feminina brasileira no ranking mundial de tênis de mesa e estamos na torcida que ela possa seguir vencendo e cravando de vez seu nome na história dos atletas de tênis de mesa do Brasil.
Caroline Kumahara:
Caroline Aiko Kumahara é descendente de japoneses e nasceu dia 27 de julho de 1995 em São Paulo.
Kumahara possui um forte estilo de jogo clássico-ofensivo e é dona de uma poderosa mão direita.

“Ela tem experiência internacional, com vitórias importantes em seu currículo. Focada e habilidosa, é outro trunfo decisivo” comenta seu técnico Lincon Yasuda.
Antes de completar 13 anos ela conquistou o título infantil do Ranking Paulista (lembre-se que ela ainda tinha idade de categoria mirim!) . Hoje ela faz parte da seleção brasileira de tênis de mesa e também foi campeã Latino-Americana.
Em 2017 ganhou o ouro no individual do Aberto do Chile, em 2018 sagrou-se campeã na Copa do Brasil Sul-Sudeste.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa_do_Brasil#Principais_atletas
http://recordtv.r7.com/esporte-fantastico/memoria-do-esporte-brasileiro/videos/memoria-do-esporte-brasileiro-veja-o-ultimo-capitulo-da-serie-sobre-claudio-kano-14092018
http://www.hugocalderano.com/sobre-o-hugo/
http://www.cbtm.org.br/maior-ídolo-do-tênis-de-mesa-brasileiro-hugo-hoyama-chega-aos-45-anos.aspx
http://www.esporteessencial.com.br/memoria-olimpica/lendas-do-esporte/hugo-hoyama