A história do Ping Pong e do Tênis de Mesa

Aqui nós contaremos toda a história desse fantástico esporte que é hoje o esporte indoor mais praticado no mundo!

Perguntas rápidas antes da história completa:

P: Porque o nome tênis de mesa?

R: O nome “ping pong” foi registrado por uma única empresa.  As concorrentes criaram o nome tênis de mesa para poderem fabricar equipamentos para o esporte.

P: Como o tênis de mesa surgiu?

R: Jogadores de tênis trouxeram esporte para ser jogado dentro de salões.

P: Quando o tênis de mesa surgiu?

R: O Ping Pong surgiu na metade dos anos 1800

P: Quem inventou ou criou o tênis de mesa?

R:  Foi criado na Inglaterra por jogadores de tênis

P: Porque o tênis de mesa era chamado de Ping Pong?

R: Pelo barulho que a bola fazia ao bater na mesa e na raquete

Sua origem e sua história contados abaixo:

O Ping Pong começou em meados de 1800 no Reino Unido e foi lançado como um esporte para ser jogado em salões. Uma tentativa de trazer o tênis para ambientes indoor, onde seria jogado em mesas.

Originalmente chamado de “wiff waff” e “ping pong” devido ao som que a bola fazia ao tocar a mesa. Em seus primeiros anos chegou a ser jogado com livros e bolas de golf no lugar das raquetes e das bolas.

As raquetes mais antigas tinham seus cabos alongados, e eram feitas com a madeira das tampa de caixa de fumo. Eram cobertas por materiais completamente diferente das que usamos hoje.  Já as primeiras bolas foram feitas de rolhas de garrafas de champanhe.

O nome Ping Pong pegou e acabou sendo registrado pelos irmãos Hamley na Inglaterra, que então se uniram a Jaques e Sons sendo posteriormente comprado pelos irmãos Parkers.

Nos dias de hoje o nome pertence a Escalade Sports, uma empresa americana. Antigamente pela força que a marca comercial tinha, você só encontraria equipamentos de Ping Pong fabricado por eles.
Isso estava restringindo o esporte, foi então que seu nome foi mudado para “Tênis de Mesa”, por essa razão ele é conhecido assim até hoje.

Um grande avanço no esporte se deu nos anos 1900, quando a bola de celuloide foi inventada. Antes disso eram usadas bolas de cortiço e bolas de borracha. As bolas de celuloide mais antigas tinham uma linha de sutura, que pareciam “costuras'”. A transição para as bolas de celuloide fez com que o jogo ficasse mais rápido e dinâmico.
Isso fez com que o jogo ganhasse muita popularidade ao redor do mundo.

Datas:

De 1920 a 1950 tivemos a era das raquetes rígidas. Raquetes eram feitas de madeira com um pedaço de borracha colados na cabeça. Diferente das que usamos hoje, ness época ainda não existia a camada de esponja entre a madeira e a borracha.

Essas raquetes ficaram muito conhecidas por terem sido usadas no ponto MAIS LONGO na história do esporte. Em 1936 durante o Campeonato Mundial em Praga, o primeiro ponto de uma das partidas durou mais do que DUAS HORAS.

A próxima era do Tênis de Mesa viria a ser chamada da era da esponja e da tecnologia.
Em 1952 um japonês chamado Hiroji Satoh apareceu para o campeonato mundial em Bombai, Índia com uma raquete que tinha uma esponja entre a madeira e a borracha.

Hiroji Satoh
Hiroji Satoh

Houve uma comoção geral, todos queriam saber mais sobre aquela raquete. Ela era rápida e também ótima para efeitos até que Sato saiu de lá com o título de campeão. O primeiro asiático a ganhar um campeonato mundial dando início a décadas de domínio asiático no jogo, pois antes disso o esporte era dominado pelos europeus.

Pulando para 1971, um ano que foi muito importante para o jogo. A diplomacia no Tênis de Mesa era implementada. Durante o campeonato mundial em Nagoia, a equipe chinesa convidou a equipe americana até a China, abrindo porta para as relações entre os dois países.

No ano seguinte em 1972 foi quando o presidente Nixon fez sua viagem histórica para a China, estabelecendo relações diplomáticas com o país.

Em 1988 o esporte foi aceito como esporte olímpico, em Seul, Korea.
E hoje é esporte de raquete mais rápido do mundo. Perde apenas para o futebol em termos de popularidade e de pessoas praticando e conta também com o maior número de de membros internacionais em sua federação, a ITTF.

2000 – A ITTF numa tentativa de deixar o jogo um pouco mais lento e mais divertido para os espectadores, aumenta o tamanho das bolas de 38mm para 40mm de diâmetro. A pontuação final de cada Set cai de 21 para 11 pontos.

2004 – Em Atenas foi ranqueado o 5º esporte de todos os existentes

Deixe um comentário